A nossa história começa em 1991, ano em que a associação holandesa de instaladores elétricos iniciou o projeto ETIM. Na época, o ETIM foi desenvolvido como um modelo de informação genérica para dar suporte aos processos de E-Business das empresas de instalação. No entanto, pelo facto da comunicação uniforme de dados dos produtos em todos os processos do negócio e em toda a cadeia logística ter sido considerada crucial, o modelo cedo se centrou na classificação de produtos técnicos. Quando falamos hoje sobre o ETIM, é exatamente a esse modelo de classificação de produtos a que nos referimos.
Crescimento rápido
Os distribuidores imediatamente seguiram o exemplo e juntaram-se aos instaladores no projeto ETIM. A participação formal e o suporte dos fabricantes demoraram um pouco mais, mas em 2006 a cadeia logística completa estava envolvida. Para além disso, em 1998, o setor do AVAC e o sector de produtos sanitários na Holanda começou a trabalhar com e no ETIM, seguido pelo setor de construção naval em 2009 e pelo setor de construção geral em 2014.
Expansão internacional
Em 1999 expandimo-nos internacionalmente com a fundação da ETIM Alemanha. Em 2005, quando se tornou claro que o ETIM versão 3.0 poderia, de facto, servir de suporte à partilha de dados de produtos sem atrito entre diferentes países, iniciámos a busca por uma expansão internacional adicional. Isso levou, em 2006, ao estabelecimento de uma “comunidade de interesses” internacional, informal, na qual seis membros se uniram. Apenas dois anos depois, esses mesmos membros fundaram a associação internacional ‘ETIM International’. Em 2019 demos as boas-vindas ao 21º país membro da organização.
Desenvolvimento constante
O ETIM não está apenas a crescer geograficamente e a diversificar setores. O nosso âmbito também se está a expandir. Em tempos “um modelo de classificação com ‘seleção de características’ para encontrar facilmente o produto adequado à sua solução”, o nosso objetivo agora é oferecer suporte à troca completa de informações sobre produtos em projetos BIM por via do nosso ETIM MC (Classes de Modelação) e da nossa integração no buildingSMART Data Dictionary.