O eCl@ss foi desenvolvido pelas principais empresas alemãs e é caracterizado por um código de classificação hierárquico em quatro níveis. Assim como o ETIM, o desenvolvimento do eCl@ss foi motivado pela necessidade da standardização de informação de produtos, no intuíto da facilitar a comunicação clara entre as partes. Partindo deste objetivo comum, o ETIM e o eCl@ss uniram-se em 2001 para criar uma harmonização sustentável entre os dois modelos. Um marco nesse caminho para a interoperabilidade foi marcado pelo mapeamento de todas as classes electrotécnicas do ETIM para o eCl@ss..
Em Abril de 2019, o ETIM e o eCl @ ss alargaram a sua colaboração na Alemanha a um contexto internacional, com o compromisso de investigar e implementar sinergias adicionais, buscando facilitar a atividade dos utilizadores de ambos os standards e evitar ineficiências associadas ao duplo processamento. O mapeamento existente deve ser continuado e ampliado sempre que possível e, como tal, promover o estabelecimento de um pilar de eficácia sob a digitalização do nosso setor.
buildingSMART
O buildingSMART International (bSI) é um organismo de standardização que visa transformar a economia de ativos construídos através da criação e adoção de standards internacionais abertos para processos e objetos construção. A ETIM International e a buildingSMART International estão de acordo relativamente à criticidade dos benefícios da promoção de uma coordenação mais estreita das suas respectivas atividades fortalecendo a interoperabilidade baseada em standards abertos por todo o ciclo de vida e cadeia de valor de edifícios e infraestruturas.
Ambas as partes estão comprometidas num projeto conjunto que envolve a inclusão do standard de classificação de produtos da ETIM no buildingSMART Data Dictionary (bSDD), considerando os requisitos de liderança e fluxos de trabalho de ambos os sistemas-padrão. Ambas as organizações estão igualmente comprometidas em proteger as versões existentes dos seus standards. Isso inclui o alinhamento de todos os desenvolvimentos após o lançamento do ETIM 7 com os requisitos dos processos do BuildingSMART, garantindo o uso a longo prazo de todos os dados de produtos baseados no ETIM existentes, no número cada vez maior de processos digitais no setor da construção.