O ETIM é um formato de partilha e troca de dados de produtos com base na sua identificação taxonómica. Este standard de classificação amplamente utilizado para produtos técnicos foi desenvolvido para estruturar o fluxo de informações entre profissionais de B2B.
Por quê ETIM?
O modelo de classificação ETIM foi desenvolvido para responder à crescente necessidade demonstrada pelo sector eléctrico de uma estrutura de informação clara e sem ambiguidades para produtos técnicos: O ETIM permite que produtos sejam classificados e descritos uniformemente por grupos, classes, sinónimos, características, valores e unidades.
Com o ETIM, a troca de informações detalhadas necessárias para encontrar produtos técnicos tornou-se uma realidade.
Dimensão e âmbito
O ETIM foi desenvolvido, inicialmente, para o setor elétrico holandês, mas vem expandindo de forma constante as suas atividades para diferentes sectores, em diferentes países do mundo. Hoje, o modelo de classificação ETIM, sempre em expansão, está disponível em dezassete idiomas e é apoiado por nada menos que vinte organizações-membros representando vinte e um países.
Além de produtos elétricos, o ETIM abrange hoje a classificação de produtos relacionados com setor de AVAC e de sanitários, construção civil e construção naval – incluindo ferramentas. Estamos confiantes que outros setores e grupos de produtos irão seguir o exemplo nos próximos anos.
Unindo esforços
Quando lidamos com o fluxo de dados standardizados de produtos a nível internacional, o modelo de classificação ETIM provou o seu valor na última década como uma opção estratégica preferencial. Garantir a adoção adicional e a integração a longo prazo da estrutura do ETIM por fornecedores e distribuidores em todo o mundo requer um amplo alinhamento e colaboração numa escala global.
É por isso que as organizações ETIM de vinte e um países diferentes – e a aumentar – uniram forças sob a égide da ETIM International, uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, que faz a gestão central do desenvolvimento, manutenção, publicação e promoção do modelo de classificação ETIM, em busca, efetivamente, de um objetivo comum : tornar-se o standard de classificação de produtos técnicos em todo o mundo.