Chegados ao final de mais um ano, mais do que fazer balanços é importante acautelar o próximo. Tendo 2022, para a maioria das empresas do setor, sido o melhor ano em décadas, como é que poderemos manter esta performance?
Como é habitual, não há uma fórmula mágica. Cada empresa terá a sua “receita” para o sucesso. Há, no entanto, “ingredientes” comuns. Um deles será, indubitavelmente, o comércio eletrónico. Assim identificamos hoje algumas das principais tendências para dinamizar esta componente tão essencial:
2- Presença omnicanal
Ao contrário do que se pensa, a maioria dos clientes utiliza vários como fonte de informação, tanto acerca dos produtos, como da empresa que os vende antes de decidir comprar.
2- Serviço
É fácil de perceber porquê. O standard está elevado, graças às experiências proporcionadas pelas plataformas de comércio eletrónico globais. É perfeitamente natural que qualquer pessoa espere ter o mesmo nível de serviço (pré e pós-venda), quer esteja a comprar uma coleira para o cão, ou um variador eletrónico de velocidade.
3- Personalização
A componente emocional aquando da escolha de um fornecedor é influenciada em grande medida pela sensação de familiaridade que desenvolve com o fornecedor – e está é uma das pedras de toque para garantir a fidelização dos clientes.
4- Aplicação móvel
A grande maioria das compras (mais de 70%) são feitas através do smartphone. É muito importante manter uma presença online adequada à consulta e operação por este tipo de dispositivos. E a tendência é mesmo aumentar.
5- Sustentabilidade
Fornecer informações acerca das ações que uma empresa tem implementadas para reduzir a sua pegada ecológica é cada vez mais fator de desempate aquando da escolha de um fornecedor e dos produtos que comercializa.
Em quais dos pontos anteriores pode o ETIM servir de suporte? Em todos. Como? Esse é o ingrediente secreto de cada receita…
Rui Monteiro
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