Quando falamos de intercâmbio de dados, considerando a complexidade técnica dos produtos, a sua variedade, a diferenciação entre fabricantes das mesmas gamas de produtos há setores bastante mais exigentes do que outros.
Entre estes setores, os dos produtos Elétricos, Construção e Instalação serão os mais representativos de uma necessidade de organização de forma a garantir a eficiência por toda a cadeia logística.
Mas se estes setores são mais exigentes pelas especificidades dos produtos, quando consideramos o número de fabricantes a nível planetário, fornecedores destes mercados, então a complexidade adensa-se significativamente, deixando ao consumidor final o ónus de navegar por um mar de opções que lhes são apresentadas, na maioria das vezes, de uma forma desorganizada, levando a uma escolha errada, muitas vezes guiada pelo preço, em vez do produto mais adequado.
É este o ponto da cadeia que representa o maior desafio para os Distribuidores/Grossistas destas ofertas: como é que ME diferencio positivamente da minha CONCORRÊNCIA? Uma das respostas, pelo exposto acima, é evidente: SIMPLIFICAR a vida ao cliente final. Entregar o produto correto para a aplicação desejada. Esta é uma das formas mais importantes que uma empresa tem à disposição para se DIFERENCIAR no mercado, de uma forma simples, com custos reduzidos.
Não é por acaso que o mote do ETIM é
“PARE DE PROCURAR E COMECE A ENCONTRAR”
Este é sem dúvida um mantra que cada vez mais se adequa às necessidades de quem compra e se afirma como um fator criador de CONFIANÇA entre fornecedor e consumidor.
Rui Monteiro
Photo by Jeremy Bishop on Unsplash