Já reparou que forma circular é cada vez mais utilizada nas campanhas de comunicação das empresas?
2022 vai trazer-nos novos hábitos para suprir antigas necessidades. Uma das principais tendências será o desenvolvimento da economia circular – que implica a reutilização, partilha, reparação e reciclagem de produtos com o objetivo de reduzir o desperdício e a consequente poluição, levando a longo prazo à preservação e regeneração dos recursos naturais.
Seja na imagem de um planeta (redondo) ou em diagramas de fluxo, as companhias (principalmente as globais) preparam-se já para evidenciar a sua vocação para a circularidade nas campanhas de comunicação que lançam no mercado, ganhando vantagem no subconsciente dos seus potenciais clientes aquando da sua escolha de produtos ou serviços.
A generalização e aprofundamento dos valores associados ao ambientalismo ganharão uma relevância ainda maior e tornar-se-ão fatores decisivos na escolha dos fornecedores, tratando-se de fornecimentos de pequeno ou grande volume. Mesmo os contratos públicos deverão incorporar novas clausulas que valorizem a potencial “circularidade” dos produtos que façam parte dos cadernos de encargos e dos processos das empresas prestadoras de serviços.
Toda esta dinâmica vai traduzir-se numa (ainda) maior necessidade de organização da produção, de stocks de componentes e de produtos prontos – basta imaginar a inclusão da possibilidade de retoma de produtos usados, ou para processo de recondicionamento. Os softwares de informação de gestão de produtos PIM ganharão uma importância acrescentada no dia-a-dia de empresas produtoras e retalhistas. E o modelo ETIM está em constante evolução para precaver desde logo todas as novas necessidades decorrentes desta nova realidade.
Rui Monteiro
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