A versão atual do formato ETIM é a ETIM 7.0, lançada em Setembro de 2017. Este formato standard internacional aberto, que está disponível gratuítamente, inclui a estrutura de codificação e o idioma do sistema (‘ETIM English’), mas NÃO todas versões nos diversos idiomas locais. Hoje, as versões abertas / gratuitas incluem o inglês ETIM (o nosso ‘idioma padrão do sistema’), flamengo-belga, francês-belga, holandês, alemão, italiano, finlandês e norueguês. Pode encontrar a maioria dos nossos lançamentos (gratuitos) na nossa secção de downloads. Deseja saber mais sobre versões noutros idiomas? Entre em contato direto connosco
Formato de lançamento
ETIM IXF é O formato standard internacional da versão ETIM, baseado em XML. O conteúdo do modelo ETIM é idêntico em todos os países membros: cada classe ETIM individual possui exatamente as mesmas características – correspondentes ao mesmo código de identificação – em todos os países. Por ser multilíngue, o ETIM IXF pode conter várias versões de idioma do modelo ETIM num só arquivo. Para a descrição completa e detalhada do formato do ETIM IXF, consulte a secção de downloads deste website. Note que estão disponíveis formatos de versão adicionais específicos de cada país e que a base de dados mestre do ETIM CMT suporta uma variedade de formatos de exportação como ASCII (TXT), CSV, ACCESS e EXCEL. Entre em contato com a delegação local para obter mais informações sobre estes formatos.
Lançamento da versão “Dinâmica” do ETIM
Hoje em dia, os lançamentos internacionais oficiais do ETIM (atualmente ETIM 7.0) ocorrem a cada três anos. No entanto – e para atender ao desejo do mercado por um padrão mais flexível – também oferecemos os chamados lançamentos dinâmicos.
Um lançamento dinâmico ou intermédio do ETIM contém todas as Classes que já foram publicadas ou que estejam no estágio ‘pronto para publicação’ no momento da exportação, sejam novas ou alteradas as Classes existentes. Para indicar as diferenças na versão oficial atual do ETIM, são assinaladas com códigos de alteração.
Note que uma versão dinâmica ainda contém a versão oficial completa, incluindo as Classes, Características e Valores que são ‘marcados’ para serem excluídos na próxima versão oficial.
A versão dinâmica oferece grandes vantagens, mas também apresenta alguns desafios. Cabe às organizações locais individuais do ETIM usá-la ou não. Para informações mais detalhadas, consulte o Dynamic release guideline.