O modelo de dados ETIM é completamente uniforme, diferindo apenas no idioma. O formato de partilha dos dados de classificação dos produtos – que não deve ser confundido com o formato de lançamento do modelo ETIM – é definido localmente por cada organização do ETIM. A ETIM International recomenda o standard BMEcat®. Este é o formato de partilha mais comum nos países ETIM.
O standard BMEcat®, utilizado como plataforma universal e formato de partilha independente do fabricante, é baseado em XML (Extensible Markup Language). Graças a este formato amplamente aceite, não há necessidade de soluções individuais especiais para diferentes clientes no que diz respeito à elaboração de catálogos (multimédia). Além disso, o standard BMEcat® é um dos formatos mais utilizados hoje em dia nas soluções de comércio eletrónico.
Para garantir a uniformização internacional, considerando os regulamentos específicos de cada país, a ETIM International lança atualizações das guidelines BMEcat® sempre que seja necessário. Atualmente aplica-se o BMEcat® 4.0.
Nalguns países os formatos nacionais específicos ainda são personalizados como standard do setor, independentemente do BMEcat®. Para obter mais informações sobre o formato de dados preferido num país específico do ETIM, entre em contato com a delegação ETIM local.