Introdução
O modelo de classificação ETIM inclui as seguintes categorias ou entidades:
- Grupos de produtos
- Classes de produtos
- Sinónimos (palavras-chave)
- Características
- Valores
- Unidades
Grupo
O ETIM é um modelo de classificação em dois níveis. Os dois níveis estão relacionados com grupos de produtos e classes de produtos, onde cada classe está assignada a um único grupo de produtos. No entanto, o ETIM possui uma estrutura organizativa plana: o nível de grupo foi instituído apenas para facilitar a gestão das classes. O essencial – e o real foco do ETIM – é a definição de classes de produtos e das suas características.
Classe
Uma classe no ETIM descreve e agrupa produtos semelhantes de diferentes fabricantes ou fornecedores. Todas as classes de produtos possuem características diferentes para especificar os detalhes técnicos dos produtos da classe. As características de cada classe são estruturadas de acordo com a sua importância, bem como com os principais aspectos (dimensões, tipos de dados elétricos, etc.).
Característica
Uma Característica é claramente definida pela descrição, detalhe, Unidade e / ou Valor.
Tipos de Características:
A – alfanumérica = lista de valores possíveis (por exemplo: vermelho, verde, longo, curto, etc)
L – lógica = sim ou não (também conhecidas como booleanas; “true” ou “false”)
N – numérica = um valor numérico
R – intervalo = dois valores numéricos que limitam um intervalo de valores
Valor
Para cada característica alfanumérica de uma classe ETIM, é atribuída uma lista alfabética fixa de valores possíveis.
Unidade
As Características numéricas e de intervalo necessitam de uma unidade de medida que defina o valor esperado. Uma exceção são características como “número de …”. Estas características numéricas não carecem de uma unidade.
Sinónimo
Também conhecido como “palavra-chave”, é um nome alternativo para uma Classe de produtos (não para um Grupo de produtos). Um sinónimo pode referir-se a várias Classes de produtos e uma Classe de produtos pode ter vários sinónimos, mas estes não estão relacionados entre si, nem possuem um ID: cada sinónimo é diretamente assignado a uma classe ETIM (dependente do idioma). As organizações ETIM locais são responsáveis pelos sinónimos nos respectivos idiomas, embora o idioma padrão do modelo de classificação ETIM seja o ‘ETIM English’, no qual se devem basear todas as versões traduzidas. O SC (Comité de Standardização) faz a gestão da versão em inglês padrão (britânico), incluindo a atribuição de sinónimos.
Exemplo de uma classe ETIM contendo todos os tipos de Características relevantes:
Captura de um ecran do CMT (Ferramenta de Gestão da Classificação)
ETIM MC (classes de modelação)
As classes de modelação ETIM (ETIM MC) são uma extensão do nosso modelo de classificação básica, especificando parâmetros para representação de produtos como objetos geométricos 3D. Como tal, o ETIM MC permite a troca uniforme de dados de produtos 3D entre utilizadores e softwares CAD. O ETIM MC foi desenvolvido propositadamente como uma camada extra em torno do modelo principal, não alterando o modelo base. Por outras palavras, não há complexidade adicional se for utilizada apenas a classificação básica do ETIM!
Até agora, o ETIM MC é composto por 360 classes para os produtos ‘mais modelados’. A extensão (desenvolvida na Holanda) agora é reconhecida como um padrão oficial internacional da ETIM. Já com muitos países interessados, a sua implementação internacional, embora ainda num estágio inicial, apresenta-se promissora, já que o ETIM MC é visto como um driver potencialmente poderoso para a aplicação do ETIM no BIM (Modelação de Informações da Construção). Para mais informações, veja a animção sobre o ETIM MC.